Wednesday, June 13, 2007

quase esqueco!

Ha quem ache que as diferencas culturais entre americanos e brasileiros nao sao tao grandes. Ha quem pense que se resumem apenas a falta de abracos e beijos, a falta de contato fisico entre os "amigos", passada a fase do college, obvio. Mas nao! Vai muito alem disso, e presenciamos esse "choque cultural" em nossas, jah falecidas, aulas. Um bom exemplo que ilustra com perfeicao essa diferenca, foi uma dica de pos-parto dada na ultima aula.

Parece que algo muito comum, por estas bandas (obvio, vamos desconsiderar cidades grandes como NY, Chicago, LA...) eh pedir a uma amiga que se encarregue de organizar o suprimento de comida do casal pelas primeiras duas semanas, assim como a limpeza da casa, incluindo vaso sanitario. Ou seja, esta amiga liga pra uma lista de outros amigos, comunicando que o baby nasceu e perguntando se cada qual pode ajudar, levando comida pro casal de recem papais e/ou se voluntariando para dar uma geralzinha na casa. Tipo: cada qual fica responsavel pela alimentacao de um dia e cada semana um aparece pra limpar o vaso, lavar a roupa... Pois bem, ateh aih, nada a declarar... Pode ser um habito de cidade pequena, uma gentileza que as pessoas fazem, um costume fraternal... Mas o pior ainda estah por vir! Acreditem voces, ou nao, nossa instrutorinha alerta: "Isso nao quer dizer que voces tem que receber as pessoas em casa. Pelo contrario, voces devem deixar um aviso na porta, dizendo pra nao serem perturbados e que os suprimentos podem ser deixados na geladeira, por exemplo."

Nao sei nao, mas minha terra isso seria uma falta de educacao sem tamanho! Uma falta de gentileza, uma grosseria mesmo. O mesmo que dizer: "Olha, fulano, se vc puder fazem uma comidinha gostosa e dar uma limpada no meu banheiro eu agradeco, mas veja se nao faz barulho. Entra, faz o que voce tem que fazer e vai embora. Nos vemos em duas semanas."

Sinceramente, por mais que eu estivesse exausta, acabada, destruida, jamais seria capaz de agir desta forma. Eu ateh entendo que as mamaes recem chegadas do hospital, nao queiram visitas logo no comecinho, imagino que deva ser cansativo fazer sala nesse periodo, mas poxa, se eh assim, entao programe-se! Congele comida, ou encomende, qualquer coisa, mas nao faca uma desfeita dessas com pessoas que te tratam bem. Francamente!

O pior eh que aparentemente as pessoas nao se sentem ofendidas de um lado, nem folgadas do outro, eh normalissimo, norma de comportamento. Vai entender?!?!

4 comments:

Anonymous said...

Que bizarrice! Eu ia querer os amigos a léguas de distância! O pai que limpe o vaso e vá às compras!

Sâm said...

As diferenças de costumes entre países, culturas diferentes, podem ser "gritantes", como esse exemplo... parecendo, até, falta de educação. Como brasileira, acho um absurdo! Mas acho q esse "hábito" pode dever-se ao fato de não costumarem ter empregadas, aí. Será? Mesmo assim: estranho. caso a senhora adote-o, pode contar comigo pra fazer comidinhas.
;)

Ricardo said...

Eh estranhissimo mesmo.

Outra coisa que a gente acha muito estranho, mas eh muito comum aqui eh dar banho do bebe na pia da cozinha.... Eca... Pra mim isso eh muuuuuuuuuito estranho, pra nao dizer nojento...

O bumbum com numero 1 e numero 2 nao pode ir no mesmo lugar que os pratos sobre os quais a gente come.

Bianca said...

Muito estranho mesmo! Mas as aulas pelo que você contou pareceram piores ainda. Aquela da distribuição das horas foi demais.
Bjs.