Wednesday, April 19, 2006

now I know!!!!

Pois bem, apos pouco mais de um ano e meio aqui fiz uma descoberta!
Descobri o porque de toda vez que eu dizia pra alguem (americano, asiatico, russo...) que eu sou arquiteta a reacao era exagerada, com direito a varios "ooooooooohs", olhos arregalados e expressoes de admiracao - coisa que eu nunquinha entendi, jah que no Brasil qualquer ze-chuleh (nao que este seja o meu caso!! rsrsrsrs =O)) pode se "formar" em arquitetura (ou em qualquer outra coisa) dependendo da faculdade-fundo-de-quintal que frenquentar.
Pois eh, meus caros, mas parece que entrar numa boa faculdade de arquitetura aqui nessas terras eh a little bit complicate... e se manter nela apos dois anos e meio eh um outro parto (sim, vc pode ser mandado embora e pelo menos 1/4 da pessoas sao, let's say, dispensadas). I wish I had studied here =(... Se bem que nao, nao queria nao! Apesar de toda dureza que eh ser estudante nas 'fetidas' terras do Fundao (que eu amo de paixao e de onde tenho inumeras recordacoes), posso afirmar que lah aprendemos a nos virar e apesar da falta de infra (ou talvez exatamente pela falta dela) nos tornamos mais versateis e criativos. Haja criatividade pra enfrentar tanta falta de infra, numa faculdade onde supostamente voce deveria aprender a ser arquiteto. Enfim, o fato eh que, aos trancos e barrancos aprendemos (nao todos, claro)!
Jah estou eu fugindo do ponto (just a little bit)... O fato eh que em terras americanas a banda toca bem diferente e a faculdade de arquitetura eh das mais dificeis de se entrar, devido a uma serie de restricoes e pre-requisitos. A pain in the ass, como diria meu mais novo colleague, Matt.
Resultado: ser arquiteto aqui eh sim prestigio, significa no minimo que voce ralou pra caramba pra entrar na faculdade e nela. Significa tambem que vc eh um profissional respeitavel e competente (menos criativos que os nossos, mas fazer o que?!). Okay, no Brasil nao eh dificil entrar pra uma boa faculdade de arquitetura, mas se manter nela ateh o fim, virando incontaveis noites com os famigerados projetos nao eh nada facil. Tah certo que sempre tem aqueles que levam na flauta e se "formam", afinal no Brasil eles nao expulsam aluno (a nao ser em casos extremos). E como resultado, nossa sociedade eh 'premiada' com a bunch of 'arquitontos' que permeiam nossa Patria Amada.
E nao pa'ra por aih! No Brasil, ao nos formarmos temos direito ao CREA, o registro que nos permite assinar projetos e construir os sonhos (ou pesadelos) alheios. Aqui nao!!! Uma vez que vc se forma, soh poderah exercer de fato, com plenos poderes, a profissao apos um processo nada trivial. Sao tres anos de experiencia supervisionada e 9 provas sinistras (que voce soh pode fazer apos os tres anos citados) que compreendem tudo o que foi ensinado durante a faculdade.
Ou seja, sinistro!!!!
Deve ser por isso que o 'George', amigo do Seinfeld =), gosta de dizer que eh arquiteto (mesmo nao sendo!!). Prestigio!
Bom, eu nao sou cria de faculdade americana, mas como tambem nao sou cria de fundo-de-quintal, acho que posso desfrutar uma beiradinha desse prestigio sem culpas, neh?! =O)

Foto: Tah bom, nao eh foto, eh soh uma ilustracao de uma arquiteta na idade das cavernas, ops, das pranchetas... Onde jah se viu, arquiteto ficar de costas pro computador?!?! E os rolos de planta no cesto??? tsk tsk tsk... Francamente! =O)

3 comments:

Sâm said...

Comentei e meu coment sumiu? Foi isso?

:'(

Catarina Chagas said...

Nossa... Não sabia que era assim. Vivendo e aprendendo. E, da próxima vez que eu conhecer um arquiteto americano, vou dizer "Ooooooh!"

Anonymous said...

Bem, eu aqui já estou quase desistindo da arquitetura...rssss justamente por falta de valorização :(
Por isso, que temos que bater palmas para vc por ter conseguido sucesso ai´entre eles... parabens mais uma vez!! :)
Bjuss