Tuesday, November 06, 2007

a dura arte de amamentar

Semana passada, em nossa ida semanal ao pediatra (eh isso aih, por conta da perda de peso do peso do baby Bo, temos que acompanhar semanalmente sua recuperacao) fomos encaminhados para uma enfermeira especialista em lactacao, jah que nosso rebentinho parecia nao ter o dominio da arte de mamar. Nao sei se mencionei aqui, mas o queixo dele eh um pouco pra tras (achamos que isso se deve ao parto nada natural do pobrezinho), o que pode estar dificultando o correto posicionamento da boca, ficando o labio inferior pra dentro. Pois entao, passamos um dia inteiro por conta de medicos e salas de espera, pra no final descobrir que alem do maxilar inferior recuado, ele tem tambem o ceu da boca muito alto, o que dificulta ainda mais o processo de, digamos assim, obter leite. Poor baby =(A tal consultora, indicou o uso do bico de silicone pra dar um alivio pra mamae aqui tambem, mas sinceramente, nao consegui usar mais que um dia... achei que ficava ainda mais dificil pro baby. Preferi continuar sofrendo =/ em silencio (tah bom, as vezes eu sofro bem alto tambem, hehe) Passados uns dias, acho que o Vini estah melhor na succao, mas continuamos complementando com formula, processo que comecou em sua segunda semana de vida, quando ele continuava perdendo peso. Nao sei ateh quando ficaremos dependentes do complemento, mas sinceramente nao gostaria que fosse por muito mais tempo... Nao que eu tenha algo contra o uso da formula em si. Not at all!!! Mas porque, por coincidencia ou nao, ele comecou a ter os engasgos e golfadas apos o uso mais continuo da tal formula. Enfim, segunda-feira proxima teremos nova consulta, espero que o pequeno tenha se recuperado de vez e comece a entrar num ritmo normal de ganho de peso. Nao eh pedir muito neh?!

3 comments:

Marta said...

Erica, o Vini nao teve q ser aspirado (aspirado na garganta) ao nascer nao? O parto dele foi tao parecido com o do Felipe, de repente tb fizeram isso. Se ele foi aspirado, isso tb atrapalha pq ele acostuma com o reflexo contrario ao da succao ao se colocar algo na boca.
Hang in there Mrs. Marmita!

Chris said...

J-sus, ouvir suas histórias e o complemento da Marta aí em cima deu um certo arrepio. Quem disse que ser bebê é fácil, hein?

Bianca said...

Oi Erica,
Eu se fosse você tentava tirar esse complemento o mais rápido possível e tratava de deixar o Baby Bo pendurado no seio. Já ouvi muitas histórias de bebês que desmamaram por causa do complemento porque eles acostumam com a mamadeira que é mais fácil e começam a rejeitar o seio. Então se você quer mesmo amamentar vá diminuindo gradativamente o complemento.
Deve ser frustrante mesmo ver o bebê perdendo peso, mas também já li que é muito normal isso acontecer no primeiro mês. Se você tiver um tempinho de entrar no Orkut, lá tem uma comunidade muito boa chamada Grupo Virtual de Amamentação. Esse tópico por exemplo fala sobre a formula (NAN aqui) e a perda de peso inicial:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52101&tid=2501749582267317061
É muito difícil uma mãe não ter algum problema pra amamentar, mas com alguma força de vontade a maioria (infelizmente não todas) conseguem.
Bjs e se cuida aí nessa torre, aos poucos você vai adquirindo a sua liberdade novamente :)

P.S.: O meu problema agora com o Antônio é o contrário, ele não toma mamadeira de espécie alguma apesar de já comer comida. Então à noite eu fico presa porque esse é o horário em que ele mama.