Wednesday, October 24, 2007

sobre o parto

Dificil, muito dificil. Sinceramente, nao sei se valeu o parto normal. Teria valido se ao menos a recuperacao tivesse sido rapida, mas no meu caso, a situacao foi um pouco mais complicada. Pra comecar, me perguntam qual metodo contra dor eu queria utilizar: relaxamento e respiracao ou anestesia. Fala serio! Perguntar ofende sim!!! Senti um frio, que nao me recordo ter sentido nem no rigido inverno bloomingtense. Batia queixo de tal forma, que a sensacao que eu tinha era que meus dentes iam quebrar. Tremia toda, a ponto de sacudir a cama. Assim foi desde que as contracoes mais fortes comecaram. Cada vez que vinha chegando uma, eu chorava de dor e ainda assim a bonitona da enfermeira foi ligar pra medica e saber se deveria "jah" chamar o anestesista pra me livrar da tormenta. Apos sofrer um bocado, chega o anestesista - tambem taliban, vejam a minha sorte - que com aquele tato jah conhecido, me diz que eh pra eu ficar quieta, nao me mexer, porque eu nao ia querer que ele errasse o alvo, jah que era muito proximo a coluna (!!!). Quando eu digo que mereco, nao eh a toa...

Apos mais de duas horas fazendo forca, descobre-se que o baby estah entalado com os ombros, alem de estar com a cabeca ligeiramente virada pra cima. Complicado. A taliban - sim!!! foi ela quem fez o parto!!! - vira pra mim, com todo aquele tato, que soh ela tem e diz: "voce estah com febre, o que estah fazendo com que os batimentos do bebe fiquem muito rapidos... ele tem que sair agora, voce entendeu? Vamos ter que usar o aspirador!" Apos ouvir, isso, o que eh que se pode fazer? Chorar? Se desesperar? Aceitar? Foi tudo o que eu fiz. Alem eh claro de ter, pela primeira vez, como mae, um sensacao de falha. Tudo o que eu nao queria era ter meu baby arrancado daquela forma. Eh uma violencia! Mil vezes a cesariana! Enfim, apos fazer ainda mais forca e arrebentar meu corpo, eis que saiu baby Vini, com a cabeca conica e machucada. Nao sabia se chorava de alegria - por ve-lo e pela tormenta ter acabado - ou se chorava de doh do pequeno, tao pequeno e jah machucado, Bo. Nao bastasse o sofrimento inicial, tivemos que ficar mais tempo que o habitual no hospital por conta de testes e exames que o baby teve que fazer em funcao da febre que ele tambem teve logo que nasceu. Que estresse. Mas gracas a Deus, no final tudo deu certo e baby Bo estah bonzinho da Silva Sauro! Quanto a mamae aqui, sem entrar em muitos detalhes - ateh pra nao assustar as candidatas a mamae, hehe - soh posso dizer que meu corpo sofreu bastante com o trauma do parto. Estou ainda em recuperacao. Mas vai passar. No entanto, sinceramente, no meu caso, dada a experiencia, em minha proxima gravidez (sim, sou completamente louca, surtada, jah penso na proxima gravidez) considerarei seriamente a possibilidade de uma cesariana, devidamente agendada.

Vale dizer que, passada esta experiencia, descobri que nao posso me relacionar com mulheres que optam por nao tomar anestesia no parto. Loucura!!!! Imagina, optar pelo metodo do "respira fundo que passa" e no final precisar ter o baby arrancado com a ajuda do tal aspirador?? Pra que sentir dor?? Pra "preservar" o baby? O tal aspirador definitivamente nao preservou =(

7 comments:

Anonymous said...

acabo de adiar minha (possível) gestação por mais 4 anos.

Marta said...

Ih, Erica. Meu parto foi igualzinho o teu. Felipe entalado, 2h30 "pushing" pra acabar usando o aspirador, tear. Relaxa. Mais umas 5 semanas e vc ja esqueceu, ta pronta pra outra. Eu nem me lembro mais dos estresses (soh me lembro - e nao vou esquecer - de como eh ruim o ultimo mes de gravidez...).

Agora aproveita! Segura MUITO o Bo enquanto nao eh possivel mimar. Agarra enquanto ele nao reclama. Aperta enquanto ele nao te da um fora. Passa tudo muito rapido, vc vai ver!

Bjinhos pros 3.

Chris said...

O lance do aspirador deu um certo cagaco, desculpe o termo. Mas a moda aqui na Inglaterra eh parto normal em casa, deitada no chao, se necessario, e com parteira. Quer coisa mais arcaica?! Sei lah, sou muito filha do Sec. XXI para achar que parto em casa eh a melhor opcao. E a incubadora fica aonde, na cozinha?!

Mari said...

Tadinha de você, erica! Tomara que logo você também esteja completamente recuperada.

E trate de curtir aí seu pequenino rebento! Afinal, essa é a parte boa da coisa toda, né?

Deu medinho...mas não desistirei do meu parto normal não ;)
Beijocas

Anonymous said...

Érica, parabéns pela mulher forte que vc é!

Sâm said...

Amiga,
eu sempre achei q parto normal era a melhor forma, tanto para preservar o bebê, qto para a recuperação da mamãe.
Se um dia eu ficar grávida (acho difícil, penso mesmo em adotar uma criança - já te falei isso, né?-), não farei normal, não.
Que bom, mas q bom mesmo q tudo ficou bem pro baby. E, amiga, boa sorte na sua recuperação. Mas acho q é assim mesmo. Logo, logo vc estará pronta pra outro baby. =P
Bjocas saudosas.
;)

Anonymous said...

Aiaiaiai!!! Ainda bem que jah acabou e deu tudo certo. Eu tou morando em Londres e continuo pagando meu plano de saude do Brasil para poder ter filho la... Aqui na Inglaterra eh o mesmo esquema, parto normal a todo custo.