Wednesday, September 06, 2006

experiencia antropologica

Todo ano acontece a feira do Monroe County, da qual a gente nao sabia da existencia, mas este ano, gracas ao meu coleguinha do trabalho, estamos descobrindo as facetas de Bloomington =O). Pois bem, nesta feira, uma das atividades mais populares eh o chamado Demolition Show, que nada mais eh que um bando de carros cacarecados, na maioria das vezes, comprados em ferro-velho, que ficam brincando de bate-bate, ateh ter um vencedor (quem viu a refilmagem do Herby, tem uma ideia do que eu estou falando). Bom, eles tem algumas regras de seguranca, como por exemplo, o carro nao pode ter qualquer tipo de vidro/espelho, nem nada que possa machucar o motorista. Tambem nao eh permitido bater no lado do motorista (ah sim, um carro passar por cima do outro pode!) e a velocidade maxima, nao passa de 10 miles/h, jah que o, digamos assim, ringue, eh carinhosamente preparado com muita lama, pra evitar choques violentos.
Dito isso, sei que voces estao pensando, "putz, que programa de indio". Tambem pensei, mas nao podia deixar de conferir, jah que trata-se de uma tradicao dos Rednecks (nem sei se se escreve tudo junto...). Gosto de conhecer diferentes culturas, nem que seja pra me chocar. Fomos!
O show eh bacaninha, cada carro tem um tema, uma cor... alguns vao alem, e colocam aderessos. Acreditem, eh ateh engracado. Porem, o melhor (e pior!!!) da festa sao os proprios rednecks, estes sim sao um show a parte! Mas gracas a este "show a parte" nao conseguimos ficar muito tempo assistindo ao show principal.
Notas:
1- Nos eramos os UNICOS nao-brancos. Todo o resto era branquelo do pescoco vermelho e cabelo loiro;
2- Rednecks sao pro-Bush;
3- Rednecks sao preconceituosos e extremamente racistas (obvio que existe muito redneck-gente-boa, mas num overall, eh isso aih)
4- pra eles, se voce tem cabelo "preto" (que pra gente varia do castanho claro ao preto) e pele nao-transparente, voce eh ou latino ou negro.
5- Acreditem, povinho espacoso e sem educacao!!!! Eu, desde que cheguei aqui, sempre me impressionava com os bons modos do povo americano. As criancas sempre educadas e gentis, os adultos cordiais. Enfim, pura balela! Esta era a amostra "enlatada" da populacao a qual a gente tem acesso vivendo numa cidade universitaria, a nata da nata. A verdade eh outra, a maioria do povo americano eh composta de populacao country e portanto, nao tao polida quanto o fragmento que conhecemos no principio. Muito interesante descobrir isso, sinal de que nem tudo nesta terra eh artificial.
5- Eles jogam lixo no chao como se o pobre chao fosse uma enorme lata de lixo. E cospem muito (eca!), nao sei de onde tiram tanta 'saliva'... puxam lah de dentro, sabem?!
6- Dei azar e exatamente num spot na minha frente na apertada arquibancada, sentou-se garboso o sujeito mais sujo e fedorento do evento, ou seja, pra respirar, eu tinha que fazer uma manobra, virar o pescoco e escontrar um pedaco de ar respiravel.
Agora danou-se, voces devem estar pensando horrores de mim. Devem estar me achando a preconceituosa e rotuladora de pessoas. Naaaaaoooo!!!! Nao eh verdade!!! Soh vivendo pra saber como eh! Nao tenho nada contra ninguem, mas nao sou obrigada a sentir fedor e nao reclamar. Mas como eu estava no canto deles, reclamar do que? O jeito era sair de fininho... Foi o que fizemos.
Mas a feira tinha muitas outras coisas, parecia mesmo uma feirinha de cidadezinha de interior (por que serah, hahaha?), com roda-quase-gigante, carrossel, algodao doce e..... orelha de elefante!!!!!! Muito bom!!!! Fora isso, outras atracoes que perdemos por termos ido soh no ultimo dia da exposicao, como concurso do porco mais gordo, hahaha.
Enfim, o saldo foi positivo, foi no minimo uma senhora experiencia antropologica!
Ah sim, como eu nao consegui fazer o upload das fotos neste post, apos tentar pela quinta vez desisti! Posto as fotos depois, num novo post.

2 comments:

Sâm said...

"pra respirar, eu tinha que fazer uma manobra, virar o pescoco e escontrar um pedaco de ar respiravel."

Erica, eu consigo ouvir vc falando isso e fazendo caras. Hahahaha. Saudades.

;)

Chris said...

Faltaram as fotos. hehehe Será que você sairia viva se colocasse a máquina em ação?