Monday, April 23, 2007

lavoro

Na terca-feira, 10 de abril completei um ano de casa. Um ano de um trabalho que comecou tao maravilhoso que parecia nao ser real... o unico ponto que deixava a desejar era a remuneracao, jah que eu joguei o salario lah pra baixo no desespero de encerrar a vida de housewife. Pois bem, muita agua rolou debaixo da ponte, inclusive dois, let's say, "aumentos", mas o fato eh que nos ultimos tempos eu estava realmente muito incomodada e insatisfeita com a minha situacao no trabalho, a qual eu entitulava "chicana". Me sentia a propria Maria del Bairro, explorada. Pois bem, foram necessarias muitas conversas-desabafo, com o Mauri, meus pais, e alguns amigos mais proximos, ateh o pote transbordar e eu decidir dar o cheque-mate no chefao. Coincidentemente (ou nao), o pote transbordou na segunda-feira que antecedeu o aniversario. Cheguei no lavoro e pedi pra falar com o chefe. Boca seca, garganta arranhando... eu nao nasci pra isso. Isso de pedir aumento eh muito estressante. Enfim, nao pedi aumento (nao diretamente), mas surpreendentemente, me saih tao bem na colocacao dos fatos que o dito cujo, que normalmente fala pelos cotovelos, nao conseguia falar uma frase inteira que fizesse muito sentido. Desconcertado, pediu ateh o dia seguinte, para chegar a um numero. Obvio que ele tentou me fazer dar meu preco, mas joguei a batata quente de volta pra ele. Eis que na manha seguinte surge a surpresa. Nao soh veio o aumento, como superou todas as expectativas. Claro que junto com o aumento veio o blablabla da rasgacao de seda (arg!). Agora sim, nao mais uma chicana! =) Hopefully, nevermore!Se voce trabalha numa empresa pequena, de preferencia onde o chefe e o dono sao a mesma pessoa, e eh claro, se voce sabe que o valor do seu trabalho estah subestimado, aqui vai o manual de como pedir aumento, sem ter que dizer diretamente que voce merece um aumento:
- first thing in the morning, vah ateh seu chefe com a seriedade estampada no rosto e diga que precisa falar em particular.
- de cara, sem enrolacao, pergunte se ele acha justo o que te paga- pergunte se ele estah satisfeito com seu trabalho, porque apesar de se rasgar em elogios, nao demon$tra de fato.
- nunca se compare a seus colegas, jamais fale mal do trabalho deles, ainda que isso muito te incomode. pode ter certeza que seu chefe sabe o que e como cada um faz.
- conte se teve oferta(s) em que a remuneracao superava em muito o que voce ganha
- diga que voce estah a par dos valores pagos na sua area, e mais, na empresa.
- deixe bem claro que voce nao darah um valor para o seu trabalho, diga que como chefe, ele sabe melhor do que ninguem avaliar o quanto a sua presenca ali vale.
- se voce puder dizer que a unica vez que voce teve que conversar em particular com um chefe foi pra pedir demissao, melhor ainda (vale a pena ver a cara do dito cujo, hehe)
Diga tudo isso com o semblante tranquilo, de quem nao estah pedindo favor e quer apenas o justo. Encerre a conversa e volte ao trabalho como se nada tivesse acontecido.Bom, comigo deu certo =)

4 comments:

Bianca said...

Parabéns! Gostei de ver! Não deve ser fácil passar por isso e você saiu vitoriosa.
Uma curiosidade: você vai ter licença-maternidade? Já falou com o seu chefe sobre isso?
Bjs.

Anonymous said...

Ahahahah, Maria Del Barrio never more!! Congratulations!! Bjs, Maripalm

Sâm said...

Erica-mãmãe-decidida.

;)

Chris said...

hehehe Bom saber, tá anotado aqui. Apesar de momentaneamente satisfeita, me canso rápido e um aumento é sempre um estímulo para continuar na empresa.