Tuesday, October 24, 2006

com o pe nas costas

Falando de marketing de novo...hoje fiquei 15 minutos tomando conta de uma prova prova de "comportamento do consumidor". Como nao havia nada melhor para fazer, dei uma olhadinha nas questoes e confirmei o que eu sempre achei: marketing eh facil demais. Pelamordedeus, nao bastasse ser tudo multipla-escolha, uma boa parte das questoes exigia apenas uma certa dose de bom senso. Uma outra parte era soh uma questao de ser apresentado ao conceito. Minha experiencia nesse mundo de marketing tem sido assim, conceitos interessantes, mas basta falar uma vez pra ser compreendido. Falou, ouviu, acabou, nao tem como nao entender. Acho que no dia que eu tiver que dar aula de verdade de umas dessas materias, vou ficar ate vergonha...

Porem, que fique bem claro, que essa tranquilidade que parece dominar o curso de graduacao em mkt nao tem nada a ver com pesquisa em mkt. Pesquisa em comportamento do consumidor eh interessante quando mostra algo contrario ao senso comum, a nossa nocao de racionalidade, ou simplesmente coisas que afetam o nosso comportamento, sem que a gente se de conta disso. E mostrar condicoes em que o que parece obvio nao ocorre, eh bem complicado.

4 comments:

Anonymous said...

Daqui a pouco eu coloco o blog de vcs como blog de consulta de marketing...

Anonymous said...

Tenho que manifestar protesto...na verdade, acho que o barato todo é que nada é definitivo...os conceitos estão sempre sendo desafiados e modificados. E a pesquisa é a alma de tudo isso (com todas as surpresas que vc comentou!). Saudade de vcs! beijão

Mauricio said...

Rachel, eu concordo contigo, trabalho em mkt eh dificil e desafiador. O que eu estou dizendo eh que ensinar algo que eh tao maleavel, que nao tem respostas definitivas eh complicado e acaba ficando algo muito "por alto", e aih fica facil demais pro aluno.

Anonymous said...

Maurício, concordo com vc e com Rachel também, pois ao meu ver tem tudo haver com estatística... que envolve muitas variáveis... o que não teremos uma solução ou resposta definitiva, para um determinado evento...em determinado momento...e publico envolvido.

abraços

William