Saturday, October 14, 2006

com cara de bobo…

Esse semestre fiz minha estreia dando aula em ingles. Na verdade, nao eh aula normal com materia, prova e tal, existe o professor e eu sou responsavel pela discussao na sexta-feira, tipo monitoria. Foram apenas 4 sexta-feiras, com 4 turmas em cada sexta, uma atras da outra.

Parece tranquilo, ne? Eh, parece, mas aquilo que eu sempre temi se concretizou. Ca entre nos, marketing no nivel de graduacao tem muito blabla. Como diz o professor da materia, nao eh preto e branco, eh cinza...nessa horas da ate saudade da engenharia. Poe um exercicio do quadro, o pessoal trabalha por uns 15 minutos e vamos a solucao. Black & White, nao tem interpretacao, nao tem conversa fiada. Eh, mas nao foi bem assim.

Na primeira aula, o pessoal tinha que dar ideias de como uma operadora de celular poderia “aumentar o valor para o cliente”. Mais vago, impossivel. Aih, o pessoal se juntou em grupos, discutiu por uns 15 minutos e vamos la, compartilhar as ideias, vamos a discussao.

Turma 1: pessimo. Foi basicamente assim: “voces aih”, aih nego dava uma ideia, e eu “hummmm....e voces aih?” e assim foi. Triste. O ponto baixo foi quando uma menina perguntou pra mim “e voce? Qual eh sua ideia?” e eu enrolei disse umas coisas vagas...enfim, horrivel.

Turma 2: surpreendemente muito melhor. Dessa vez tinha umas pessoas que gostavam de falar, e melhor tinha umas pessoas que gostavam de falar besteira! Aih eh facil, com gente falando besteira eh facil ter uma discussao. Long live the stupid! (shame on me, mas vamos em frente).

Turmas 3 & 4: muito mais ou menos…voltamos a conversa fiada, nao tinha ninguem pra falar besteira, mas pelo menos nego falava mais e como pedi pra criticarem-se mutuamente, deu um caldo melhor do que o inicial, mas ainda assim, fraco.

Essa foi a semana 1. Tudo o que eu pensava era “Por que nao to em financas? Por que marketing tem que ter tanta conversa pra boi dormir?”

Depois, melhorou...mas na primeira semana foram 4 horas com cara de tacho na frente de 120 pessoas (40 de cada vez=|)

6 comments:

Anonymous said...

Boa sorte nas próximas aulas, tio Mau! Espero que os tagarelas estimulem os demais.

Anonymous said...

E surge a pergunta definitiva: pq vc não está em finanças!?

Anonymous said...

Ahahahahah
Welcome to the club!
Agoea imagina só a situação: euzinha aqui, em 1998 (faça as contas) dando Princípios de Marketing para graduação noturno em ADM (alunos do quinto período em diante). No primeiro semestre, eu entrei em cima da hora substituindo o prof André Lacombe que tinha acabado de voltar de Londres com seu super Phd...Imagina a cara dos alunos ao se depararem comigo!!! Sofri mas sobrevivi... bjks

Anonymous said...

hahahahahaha!!
Queira estar lá para "te ajudar" criando um dos bons bate bocas, muitas vezes inúteis, que tinhamos no MBA... =)
Boa Sorte!!!
E fica aqui a mesma pergunta do seu amigo Marcio: "Por que vc não está em finaças?"
bjs

Bianca said...

Ai, nem me fale em dar aulas. Tenho sofrido muito ultimamente :(
Mas tem gente que gosta, quem sabe vc não vira um deles? Eu estou esperando esse momento chegar, se não chegar logo vou largar essa vida de prof.
Bjs.

Anonymous said...

Eh, eu sempre achei isso de marketing. Na faculdade ainda peguei um professor que falou "ah, qualquer um pode fazer marketing, nem precisa estudar pra isso". E ele era marketeiro. Enfim, acho que eh um talento, tipo publicitario, nao tem formulas. Deve ser essa a (des)graca. Mas e aih? Se empolgou com virar professor? Desculpe a ignorancia, mas depois que estiver com o PhD em Marketing, qual o proximo passo? Virar consultor de empresa bilionaria? :-D