Saturday, August 09, 2008

nosso bom e velho farmers market

Programao de sabado de manha eh o Farmer's Market! =) Ateh porque, em terra de cego, quem tem um olho eh rei...

Pelo menos, nessa epoca do ano, a feira fica bem mais variada (claro que nao chega nem perto da variedade encontrada nas feiras-livres aih no Rio ou em qualquer lugar do Brasil), com a vantagem de que os feirantes nao ficam jogando cantadas indecentes e tampouco corre-se o risco de ter a carteira batida. Por outro lado, os precos sao completamente inflacionados, podendo-se encontrar uma misera cabecinha de alho por 1 dolar! Ou cinco pessegos por 4 dolares... que tal um pedaco de queijo (super organico, de vacas que soh comem capim, eh claro), por 10 dolares? Enfim, uma feira onde pobre nao pode comprar e onde tudo eh, supostamente, organico.

Hoje enquanto eu e Zezero andavamos por lah com nossos amigos Marthinha e Ig ('ratos' de farmers market, hehe), notei que os valores mudaram muito nessa ultima decada e a valorizacao do "selo" de organico eh tamanha, que nao se procura mais pelas frutas, legumes e verduras lindas e limpas como outrora, mas sim, aqueles sujos, mordidos de lagarta (porque como diz uma amiga nossa chinesa, "se a largata comeu eh porque eh bom"), perebentos e com formatos estranhos. Pior do que isso, soh mesmo o criterio adotado pela Marthinha pra assegurar a organicidade dos produtos:"Voce tem que ver se as unhas do cara da barraquinha sao sujas, se for, eh organico!" hahahaha, essa foi a melhor do dia! Alias, concorre a melhor do mes!

Nao me me levem a mal, claro que eu gosto de produtos organicos, ateh porque acho mesmo que o gosto eh bem melhor (noutro dia mesmo comi um frango comprado lah que, de fato tinha gosto de galinha! fiquei emocionada!), mas que dah nojo quando a mulher da barraquinha vem toda feliz com aquela mao imunda pra oferecer uma provinha das verduras sujas dela, ah, isso quase me faz vomitar. Sem comentar sobre a cara dos tomates organicos, cheios de nodulos, mais parecem teream sido expostos a radiacao nuclear... Tambem nao compro as macas comidas de bicho nao, que podem ateh ser as mais gostosas, mas sao tao feias... sem comentarios.

Como jah dizia o poeta, "as feias que me desculpem, mas beleza eh fundamental" ;)

4 comments:

Anonymous said...

Ha ha ha, amei o comentário da pobre senhora boazinha das unhas sujas!!! Agora que nós encontramos o segredo de ser orgânico você se vira assim contra ela? Ah, dona Erica!!! He he he...amei!

Anonymous said...

Isso é coisa de americano porque os orgânicos que eu compro aqui são bem limpinhos e não tem essa de tomate com nódulos não...já os preços são caros do mesmo jeito!!

Chris said...

Devo ter incorporado o mau gosto inglês - pra ser sincera nunca senti diferença de orgânico para não orgânico. Mas acho que nunca comi frango, só carne de vaca e algumas frutas mesmo.

Anonymous said...

Realmente Mariana esta com razão, os organicos daqui primam pela apresentação´.

beijos e abraços